PS/Açores não abdica da qualificação e eficiência energética na atividade UBER (TVDE)

PS Açores - 12 de junho

Marlene Damião realçou, esta terça-feira, que o Partido Socialista “não abdica de premissas fundamentais como a qualificação de motoristas e a eficiência energética de viaturas”, no caso em transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataformas eletrónicas como a UBER ou a Cabify (TVDE).

A deputada socialista falava no Parlamento dos Açores, no debate de uma proposta da IL, que visava facilitar o desenvolvimento da atividade TVDE nos Açores, em condições desiguais relativamente aos táxis.

Em 2022 a Assembleia Legislativa Regional aprovou uma proposta do PS para regular o transporte de passageiros TVDE, garantindo um equilíbrio económico com o setor do táxi, mas estipulando que o transporte TVDE nos Açores seja feito apenas em veículos elétricos e que estes motoristas sejam sujeitos a formação específica para a condução nos Açores, tendo em conta as questões do relevo e do clima.

“Não podemos retroceder na utilização de viaturas elétricas temos, até, de acelerar a transição energética, porque esta é uma tendência nacional e mundial, para a salvaguarda do nosso meio ambiente”, vincou.

Marlene Damião considerou “importante diversificar a oferta e atrair novos negócios para a nossa Região, cativando os jovens e criando mais postos de trabalho”, mas lembrou que é “igualmente importante trabalhar para a garantia de uma mobilidade eficiente, fiável e altamente profissional”.

A deputada socialista exemplificou com as críticas do Presidente do Governo Regional da Madeira, que afirmou publicamente ser “fundamental travar a subida dos TVDE no arquipélago da Madeira, porque põe em causa o serviço de táxi, não tem qualquer qualidade, não tem garantias de segurança e é péssimo para a Madeira”.

Marlene Damião realçou que “nada impede o desenvolvimento da atividade TVDE na Região”, alertando, porém, que esta modalidade de transporte “não deve prejudicar os taxistas Açorianos que são profissionais, com famílias para sustentar, que vivem do seu trabalho e que têm passado dificuldades acrescidas com a sazonalidade, agravadas pela redução de voos no passado inverno”.

A parlamentar do PS sublinhou que os taxistas desempenham “um importante papel na nossa economia e no nosso Turismo”, mas também para os residentes que “muitas vezes vivem em zonas mal servidas por transportes públicos, que por vezes não têm viatura própria e que têm dificuldades de mobilidade para ir a uma simples consulta médica ou às compras”.

“É essencial modernizar o setor do táxi, melhorando o transporte público e promovendo a mobilidade sustentável. O que não pode acontecer é uma entrada desregrada de serviços como os TVDE nos Açores, que seria uma concorrência desleal, porque isso teria impactos negativos no negócio de mais de 500 taxistas, muitos dos quais já passam dificuldades”, frisou a deputada do PS/Açores, Marlene Damião.